Plano de Segurança: Por que sua empresa DEVE fazer um?
- ÉGIDE GESTAO PATRIMONIAL
- 14 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2022
Engana-se quem acredita que a segurança de uma empresa se resume a reduzir os índices de roubos e furtos em suas dependências. A segurança de um estabelecimento vai além do seu interior!
Infelizmente muitos empresários ainda encaram a segurança como um custo, mas o Plano de Segurança é idealizado para agir de maneira eficiente, ou seja, o investimento sugerido surge de modo a reduzir as perdas e prejuízos gerados pela deficiência que muitas vezes passa despercebida pelos gestores, além de salvaguardar o pessoal e o espaço físico do empreendimento.
Devido à complexidade e importância do tema, a equipe Égide resolveu abordá-lo de maneira fácil. Continue lendo e em menos de 5 minutos entenderá melhor o que é um plano de segurança e mostrarei o porquê sua empresa necessita fazê-lo.
O QUE É UM PLANO DE SEGURANÇA?
O plano de segurança privada consiste em uma série de medidas preventivas para minimizar os riscos de segurança dos patrimônios, sejam eles: empresas, residências, instituições públicas, entre outros.
É comum a idealização de preocupação com o sistema de segurança devido ao receio das empresas de serem vítimas de uma invasão com grande prejuízo devido a ação em massa das organizações criminosas. Isso realmente é possível de acontecer, mas é apenas uma das várias preocupações que o empreendedor deve ter quando se pensa nos riscos que seu estabelecimento corre.
Se fôssemos listar todos os incidentes que podem ocorrer no seu estabelecimento comercial seria necessária uma lista enorme e, provavelmente, faltariam itens. O criminoso tenta se aprimorar todos os dias, então as empresas de segurança precisam se aperfeiçoar todos os segundos! Alguns dos eventos mais plausíveis de ocorrer em um estabelecimento que negligencia a adoção de um plano de segurança desenvolvido por profissionais com know-how na área são: roubo de cargas, depredação, incêndios, sequestro, furto de automóveis entre outros. Cada empresa possui uma demanda a ser atendida para minimizar os riscos de acontecimento desses eventos e de muitos outros indesejáveis.
Após esse parágrafo você consegui entender, indiretamente, como o plano de segurança funciona: nós analisamos seu negócio, hierarquizamos as necessidades e buscamos os meios mais eficientes e eficazes para saná-las. Lembre-se: eficiência e eficácia não são sinônimos, são termos complementares!
PORQUÊ SUA EMPRESA DEVE FAZER UM PLANO DE SEGURANÇA?
Aqueles que acreditam que apenas grandes empresas devem se preocupar com investimentos na área de segurança, estão erradíssimos! Assim como foi apresentado anteriormente, esse plano se molda à necessidade do seu negócio, isso significa dizer que os investimentos em segurança não dependem do porte da empresa, mas sim da sua necessidade.
A maior parcela dos prejuízos sofridos pela maioria das empresas não são consequências de grandes invasões, mas sim de pequenas infrações que ocorrem diariamente, seja nos seus estabelecimentos comerciais, centros de distribuição, fábricas etc. Pequenos extravios repetidos diversas vezes podem gerar um grande buraco no fechamento da fatura.
Outro fato relevante é que a segurança do seu estabelecimento naturalmente gera a sensação se segurança necessária para seus clientes e esse fator é primordial para seus lucros! Afinal, se você reduz suas perdas causadas por extravios/furtos/outros delitos e aumenta seu fluxo de caixa, sua empresa naturalmente alavancará o lucro e você perceberá que a melhor decisão que tomou foi estar SOB A ÉGIDE.

Comentários