Prevenção de Perdas: Não são somente os produtos parados que geram prejuízos!
- ÉGIDE GESTAO PATRIMONIAL
- 15 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2022

O que é um fiscal de prevenção de perdas?
É o responsável por assegurar que os estabelecimentos comerciais, como supermercados, hipermercados, comércios varejistas e atacadistas reduzam suas perdas provenientes de irregularidades propositais, acidentais seja no campo administrativo ou operacional, através de diversos procedimentos como:
Verificação de inconformidades entre os produtos recebidos e os constantes na Nota Fiscal;
Análise e verificação dos produtos separados para distribuição nos Centros de Distribuições;
Verificação e controle da validade;
Identificação de soluções tecnológicas e operacionais para contribuir com a prevenção;
Retaguarda operacional para análise situacional, entre outros.
A prevenção de perdas é realmente necessária?
Segundo pesquisa realizada em 2021 pela Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o varejo obteve uma perda total de R$ 24,08 bilhões em 2021.
O segmento do Varejo com maior índice de perda é o de supermercados, apresentando 2,15% (equivalente a R$ 517,72 milhões). As principais causas das perdas estão relacionadas a:
Furtos (externos e internos);
Erros operacionais de gestão de estoque;
Produtos sem condições de venda (exemplo: vencimento, perecibilidade e desperdício de alimentos)
Ainda segundo a associação, cerca de 38,76% das causas de perdas no varejo ocorreram devido a quebras operacionais, enquanto 61,24% (isso mesmo, 61,24%!) foram resultados de furtos externos, furtos internos, erros de inventário, erros administrativos, erros durante o cadastro de produtos, entre outros.
Conclusão
O cenário nacional de inconformidades administrativas resulta em um rombo bilionário anualmente e, se as empresas não começarem a investir numa equipe de prevenção de perdas qualificada, com experiência na área e com retaguarda operacional, tenderão ao crescimento dessas perdas e, consequentemente, o comprometimento do seu faturamento mensal.
Não é somente quando um produto está parado que a empresa deixa de faturar, mas também, quando esses produtos sequer chegam nas suas prateleiras, comprometendo o investimento de aquisição e o lucro!
Entre em contato com nossa empresa, ou solicite diretamente um orçamento através dos links abaixo e saiba como melhorar o seu potencial de prevenção e novas alternativas de investimento/implementação nesse setor para seu negócio alavancar o faturamento devido à redução dos prejuízos.
Comments